Voluntariado Santander
Início Blog

Voluntariado Remoto com pessoas idosas

17/07/2020 18:00

Voluntariado Remoto com pessoas idosas

Em 2020, vimos o mundo mudar e procurar alternativas para reverter os impactos negativos do Covid-19, e no Brasil não está sendo diferente.  Pensando neste momento desafiador, a equipe de voluntariado do Santander promoveu o Voluntariado Remoto com pessoas idosas, de modo a amenizar as dificuldades e solidão nesse momento de isolamento social.

As pessoas idosas são um dos principais grupos de risco de contaminação do Covid 19, e com as orientações de proteção da Organização Mundial de Saúde (OMS), este público deve ficar ainda mais isolado para se resguardar neste momento de alto nível de disseminação da pandemia. É aí que a tecnologia entra para nos ajudar a diminuir essa distância!

O voluntariado remoto iniciou no mês de abril e se encerrou em junho deste ano. A iniciativa promoveu 82 conexões virtuais entre voluntários do Santander e pessoas idosas de instituições de diferentes partes do Brasil, todas beneficiadas pelo Parceiro do idoso.

Café da tarde da Dona Maria, de Salgueiro (PE) com a voluntária Mariana Heneman Bruno, colaboradora do Private Banking, em Curitiba.

Uma vez por semana, foram realizadas atividades de socialização por meio de encontros virtuais. Alguns idosos optaram por fazer o video call, outros gostavam de conversar por mensagens no WhatsApp, e tinham aqueles que preferiram manter a ligação tradicional por telefone.

Além de proporcionar as conexões entre pessoas de regiões distantes do país, podemos afirmar que acompanhar as histórias de vida de cada envolvido foi emocionante e inspirador.

Imagem: Café da tarde da Dona Maria, de Salgueiro (PE) com a voluntária Mariana Heneman Bruno, colaboradora do Private Banking, em Curitiba.

Cada ligação aproximava um pouco os participantes da ação. Foram cafés da tarde, apresentações musicais, homenagens simples feitas pelos idosos que desenhavam ou realizavam artesanato e, em alguns casos, a aproximação de famílias. 

Aspas do Voluntário Mariano Felix sobre ação de voluntariado remoto com idosos.

Cada um pode tocar o outro mesmo distante, e o maior resultado é a alegria proporcionada no dia a dia de quem participou desta ação.


Confira mais alguns depoimentos de voluntários que participaram dessa ação:

 

Os idosos desta ação fazem parte das Instituições beneficiadas pelo Parceiro do Idoso, nosso programa de arrecadação de recursos que apoia 35 projetos pelo Brasil! Conheça alguns deles:

  • Atendimento Domiciliar (RN)
  • Centro Dia (GO)
  • Centro dia e Centro de convivência em Leme (SP)
  • Centro de Convivência (AL)
  • Centro de Convivência (PA)
  • ILP Casa Louisa Cajamar (SP)
  • Associação casa de velhinhos de Serrana (SP)
  • Lar São Vicente de Paula da cidade de Salgueiro (PE)
  • Projeto de Deficiência (GO)

O Santander agradece a participação dos voluntários nestas ações e parabeniza a todos pelos resultados alcançados!

BLOG
Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar

Atenção!

Sugerimos que utilize navegadores como chrome, microsoft edge, firefox, safari ou outro de sua preferência.