Voluntariado Santander
Início Blog

Natal e voluntariado: uma combinação que dá certo!

06/12/2021 17:15

Natal e voluntariado: uma combinação que dá certo!

O final do ano chegou e, com ele, o desejo de confraternizar. Em meio a tantas celebrações natalinas, a vontade de levar alegria ao próximo fica cada vez mais forte. Em período de pandemia, nosso olhar empático ficou ainda mais apurado, e nos mostrou que compartilhar é preciso e se faz necessário. Por isso, ações de voluntariado no Natal conseguem ser muito mobilizadoras e uma excelente oportunidade de contribuir para o bem do próximo.

Mas, como organizar uma ação de voluntariado para o Natal em período em que, em razão da pandemia, o distanciamento social ainda se faz necessário? 

Existem vários tipos de ações que podem ser desenvolvidas nessa época do ano. Abaixo, seguem algumas dicas de ações para te inspirar:

CEIA DE NATAL

Que tal organizar uma ceia de natal?

A Ceia Natalina pode ser preparada de forma tradicional ou por meio da distribuição de marmitas para organizações sociais ou pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Todos os cuidados de higiene na preparação e armazenamento dos alimentos devem ser adotados, assim como no momento em que a ceia será servida. 

No dia da Ceia, prepare um ambiente agradável, com distanciamento entre o público beneficiado e garanta a alegria das pessoas que receberão essa refeição. 

   

BRINCADEIRAS NATALINAS

Por meio de brincadeiras é possível promover um momento de diversão entre voluntários e o público atendido. É importante que, ao organizar as brincadeiras, as crianças, jovens ou idosos, devem ser divididos em pequenos grupos, a fim de evitar aglomerações. 

Algumas brincadeiras podem ser realizadas, tais como:

1- Encontre os amigos do Papai Noel: esconda vários amigos do papai Noel (bonecos de neve, rena, gorro, etc) no espaço em que será realizada a atividade. Antes da brincadeira começar, informe aos participantes quais itens irão encontrar. Diga a todos quantos amigos do Papai Noel têm espalhados pelo espaço e deixem que procurem à vontade. Você pode deixar algumas pistas também escondidas para ajudá-los e tornar a brincadeira mais animada.

2- Bolinha de Natal na colher: sabe aquela brincadeira com ovo ou laranja na colher? Pois é. Aqui ela tem uma pequena variação tendo a bolinha de natal como acessório. A dinâmica é a mesma, de caminhar o mais rápido possível de um ponto a outro, sem deixar que a bolinha caia. Inclusive pode ser que fique até um pouco mais difícil, já que muitos enfeites são leves.

3- Nariz na rena: semelhante à brincadeira de Festa Junina, em que é preciso colocar o rabo no burro ou vaca, nessa versão natalina o participante deverá colocar o nariz na rena. Você pode fazer a bolinha com papel cartão vermelho ou um pompom com lã. O desenho da rena também fica por sua conta, mas na internet há moldes disponíveis.

4- Lançamento de aros: Para esta brincadeira, prenda alguns galhos de árvores que encontrar em uma caixa. Decore com um papel kraft, coloque alguns olhos e um focinho vermelho grande, como uma rena. Você pode fazer as argolas com um pouco de papel kraft ou papelão. Agora chega a hora de tentar acertar os aros nos chifres das suas renas.

5 - Bingo Natalino: Faça uma lista de palavras que lembram o Natal. Em seguida distribua uma cartela natalina e peça aos participantes que escolham da lista 5 palavras. O jogo acontece como um bingo normal, vence o participante que preencher a cartela primeiro.

6 – Boliche de Natal: Organize as garrafas de árvores de Natal em pé em um triângulo. Em seguida, crie uma pista de boliche. Uma fita pode ser útil para definir a pista, mas não é necessária. Em seguida, convide as crianças a se divertirem no boliche!

7 – Acerte o alvo: Alinhe seis copos no final de uma mesa e dê a cada jogador dez bolinhas de papel. O objetivo do jogo é jogar a bolinha na taça mais distante.

OFICINAS DE DECORAÇÃO DE NATAL

Por meio das oficinas é possível promover um momento de aprendizado e criatividade entre voluntários e o público atendido por meio de atividades lúdicas, podendo acontecer de forma presencial ou à distância.

Existem várias decorações natalinas que podem ser produzidas com materiais diversos, até mesmo com reutilização de materiais.

Algumas ideias de enfeites que podem ser produzidos:

  • Guirlanda com tampinhas de garrafa pet;
  • Enfeite com papelão;
  • Enfeite com palito de picolé;
  • Árvore de Natal com potes de iogurte;
  • Item decorativo com jornal.

 

Aproveite essas dicas e mobilize-se para transformar o Natal de quem mais precisa!

Você pode realizar essas ações com os projetos apoiados pelo programa Amigo de Valor e Parceiro do Idoso. Confira na relação de projetos do Programa Amigo de Valor clicando aqui e do Parceiro do Idoso clicando aqui, verifique se existe algum próximo da sua agência, converse com eles e realize sua ação :)

Não se esqueça! Realizou uma ação voluntária? Registre aqui na nossa plataforma! É só clicar em CRIAR UMA AÇÃO e depois preencher seu relatório. Todas as ações cadastradas e com relatórios preenchidos contabilizam na habilidade de Participações Sociais do Influenciador 5.0! Aqui você pode conferir como registrar sua ação.

Vamos juntos?

 

BLOG
Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar